Grupo de estudos - Women In Tax (Jovem)

Organização IBMC / WIT-Brazil

Idealizadora: Andrea Mascitto – WIT Apoio: Tathiane Piscitelli – WIT Monitoria: Paloma C. Galvão

Objetivo: estimular o interesse de graduandas e pós-graduandas pela pesquisa, publicação e atuação em Direito Tributário; Divulgar o trabalho de autoras/pesquisadoras em Direito Tributário.

Objeto de estudos: A cada encontro, o objeto de debate será um artigo publicado no Portal JOTA por uma autora do WIT, que será escolhido pela monitoria do grupo. A autora do artigo escolhido será convidada a participar o encontro para debater o tema.

Do material: Além do texto objeto de estudo, a autora do artigo será convidada a indicar bibliografia complementar para o grupo.

Às integrantes do grupo, será solicitado a produção de uma síntese/comentário de até 1 lauda sobre do artigo a ser debatido em cada encontro.

Dos encontros: Serão 6 encontros, realizados uma vez por mês, na última quinta-feira* de cada mês, sempre às 19:00 (Horário de Brasília), cada encontro com 1 hora de duração. Início das atividades no mês de julho com as seguintes datas previstas:

29 de julho; 26 de agosto; 30 de setembro; 25 de outubro; 25 de novembro, 09 de dezembro (encerramento)*.

*O encerramento acontecerá na segunda quinta-feira do mês.

Artigo sugerido para o primeiro encontro: Paradoxo de Tullock e as leis para mulheres – Elaine Gonçalves Weiss

Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/women-in-tax-brazil/paradox o-de-tullock-e-as-leis-para-as-mulheres-11062021?amp

Das inscrições: entre os dias 19 e 23 de julho de 2021, através do preenchimento de formulário on-line, com as seguintes informações:

  • a) Nome completo;

  • b) E-mail;

  • c) Estudante de graduação ou pós graduação latu sensu (especificar a instituição de ensino e período do curso)

  • d) Cidade/Estado de domicílio;

  • e) Profissão;

  • f) Breve comentário de motivação para participação no grupo;

Faça sua inscrição através do link < link.mootbr.com.br/inscricao-estudoswit >

Das vagas: serão abertas 24 vagas, destinadas para mulheres graduandas e pós-graduandas latu-sensu. O resultado será divulgado no dia 25/07/2021 e não será passível de recurso.

Do encerramento: Evento público, transmitido no Canal do IBMC e/ou do WIT com a presença de pelo ao menos uma das diretoras do WIT.

Certificação: Ao final do encontro será disponibilizado certificado de 24 horas condicionado ao comparecimento de no mínimo 75% dos encontros.

Objetivo final: Solicitar as integrantes que se organizem em grupos de 3 (três) integrantes (incluindo a monitora) e redijam um artigo para publicação na plataforma JOTA (a publicação dos artigos está vinculada à aprovação do conteúdo pelo WIT).

Belo Horizonte, 16 de julho de 2021

Paloma C. Galvão Cardoso Gerente de Comunicação do IBMC, Advogada e Pós-Graduanda em Direito Tributário.